top of page

Quando escolher exercícios, pense como um advogado

Atualizado: 7 de fev.

Por Brendon Rearick



Coach Boyle sempre nos lembra para “pensarmos como um advogado”.

Quando assumimos nosso papel de Treinadores e nos responsabilizamos por toda lesão ocorrida dentro da academia, não importando a causa, naturalmente escolhemos exercícios que reduzam as chances de lesões - pensamos como advogados.


Box Jumps devem ser feitos em caixas macias.

Caixas de madeira ou de metal, ou mesmo anilhas empilhadas umas nas outras são uma súplica por lesões. Se um atleta cair, ralar a canela e pegar uma infecção, ou pior, se as anilhas escorregarem e o atleta cair e quebra um braço ou o pescoço?


Não tem Box Jump nas olimpíadas, você não TEM que fazê-los.


Existem uma centena de outros exercícios (bem mais seguros) com saltos que atingem o mesmo objetivo.


Virar Pneu. Por quê? Por ser legal?

“Legal” e “Bom” nem sempre são sinônimos. Por que arriscar sua coluna virando pneus, quando você consegue o mesmo resultado fazendo Deadlifts/Squats, Levantamentos Olímpicos e/ou treinando com Sleds? E a menos que você participe do Strongman (onde virar pneus é obrigatório), vale a pena fazer movimentos que o coloquem com a coluna arredondada sob altas cargas?


Pedir às pessoas para manusearem marretas pesadas.

Boa sorte ao explicar isso para a autoridade policial quando seu cliente errar esse movimento e quebrar a própria canela, ou pior, acertar outra pessoa.


Pedir que os clientes arremessem medball uns para os outros.

Vale a pena quebrar o nariz ou algum dedo? Use a parede, ou o chão, ou simplesmente não faça isso.


Back Squats?

A menos que esteja treinando para uma competição de Powerlifting, você não precisa fazer back squats. Existem muitas outras maneiras para fortalecer suas pernas sem colocar sua lombar em risco.


Todos os exercícios trazem riscos. Mas se o risco for maior que o benefício, ele deveria estar na programação? Para todo exercício ou atividade que você faça, pese o benefício e o risco envolvido. Se você conseguir chegar perto do objetivo usando um outro exercício (ou mais leve) com menos risco, faça-o.


Nosso objetivo número 1 como treinadores é garantir um ambiente seguro que estimule o aprendizado dos clientes ou atletas na busca por seus objetivos.

Se sua seleção de exercícios está machucando as pessoas, é perda de tempo para eles, de dinheiro para você, e eles provavelmente experimentarão consequências prolongadas como resultado da lesão que você proporcionou. Proteja-se, proteja seus clientes, e não associe “legal” com “bom”.


Pense como um advogado.


Desafio você a olhar sua programação e perguntar: Eu consigo atingir meu objetivo e obter os mesmos resultados, com menos risco, escolhendo outros exercícios?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page