top of page

Vale à pena ter uma experiência presencial com um instrutor da StrongFirst?

Desde que eu ouvi falar pela primeira vez na ferramenta chamada kettlebell há uns 10 anos, ela nunca foi tão presente nos meus treinos como nos dias atuais. Naquela época eu já havia ficado bem empolgado com os possíveis resultados a serem alcançados com sua utilização, mas por não conhecer os exercícios e não saber como desenvolver as habilidades necessárias para executá-los, e nem onde buscar essas informações, não dei a atenção merecida. Ao longo desse caminho, há sete anos, por meio de uma academia de CrossFit, o kettlebell voltou a cruzar meu caminho, mesmo que com exercícios mal executados e sem desenvolver todo o potencial que o kettlebell pode proporcionar.


Entre idas e vindas, no ano passado assinei a newsletter da StrongFirst e passei a ter acesso aos artigos ali postados e consequentemente a todo conhecimento compartilhados pelos autores da StrongFirst. O que me fez ter um ideia de tudo o que eu estava perdendo por não conhecer a fundo o trabalho com o uso de kettlebells.


A Busca Por Conhecimento

Nessa jornada, tive a ousadia de enviar um e-mail para o treinador Brett Jones, Diretor de Educação da StrongFirst, pedindo dicas de como me aprofundar nos treinos com kettlebell. Foi quando tive acesso em junho de 2018 a seu vídeo curso, que está disponível na otpbooks.com, Kettlebell Basics for Personal Trainers & Strength Coaches Video. Desde então, não parei mais de treinar, e buscar aprimorar minha técnica, mas sempre utilizando o recurso dos vídeos: em julho de 2018 comprei o excelente curso online da StrongFirst Essential Kettlebell Exercises Course, com Lance Coffel; em fevereiro de 2019 foi a vez dos cursos do grande Jeff Sokol: Kettlebell Foundations e Kettlebell 101; e em março de 2019, Mastering the HardStyle Kettlebell Swing, com Mark e Tracy Reifkind.


Entre artigos da StrongFirst, o livro Power to the People, de Pavel Tsatsouline, e todos os vídeo cursos mencionados acima, todos os treinadores são unânimes em dizer que a busca por conhecimento nunca acaba, que não importa quantos Swings ou Turkish Get Ups nós façamos, sempre há espaço para aprimorarmos nosso movimento, e que uma ótima maneira de obtermos um melhor feedback é sob o olhar de um Instrutor Certificado da StrongFirst.


One Day Kettlebell Course

Após tanta videoaula e inúmeras filmagens durante os treinos para corrigir meus movimentos, finalmente eu pude participar de um curso presencial da StrongFirst. Ele aconteceu na academia Dynamus, que tem no rol de seus instrutores certificados os professores Pablo e Valente, que fizeram parte da equipe que conduziu o curso juntamente com o Instrutor Tiago Proença.


📷


Mesmo eu já tivesse visto todo o conteúdo do curso, e mesmo já tendo treinado todos os movimentos abordados nesse curso de apenas um dia, tenho que admitir que realizar aqueles movimentos sob o olhar treinado de um experiente Instrutor Certificado da StrongFirst faz toda a diferença. Ele corrigiu detalhes importantes da minha pegada, dando inclusive opções de variação da pegada para diferentes pessoas, reforçou a importância da irradiação, tão bem detalhada por Pavel em Power to the People, ensinou como utilizar os músculos dorsais na fase excêntrica do Press e tantas outras correções durante todo o dia de curso.


Além dos detalhes técnicos dos movimentos, uma parte muito importante foi a abertura do curso, quando o Tiago falou com muita paixão sobre a filosofia da StrongFirst, da atenção e foco que o treino com kettlebells requer e da disciplina necessária para continuarmos nesse caminho, seja na busca das próximas certificações, ou na manutenção do conhecimento adquirido.


📷


Concluindo meus amigos, vale muito à pena procurar uma academia credenciada ou um Instrutor Certificado pela StrongFirst para melhorar seu treino e seu entendimento sobre essa ótima ferramenta: o Kettlebell.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page