top of page

Um “Pistol” é um Agachamento Unilateral, mas Agachamento Unilteral não precisa ser um Pistol

Por Michael Boyle - Adaptado do livro “Functional Training for Sports - Michael Boyle”.


Um Agachamento Unilateral não deve ser confundido com um “Pistol”. Vejo isso acontecer a todo tempo. Eu e os treinadores do MBSC estávamos conversando sobre o agachamento unilateral e o papo imediatamente nos levou aos “pistols”.

Deixe-me ser muito claro. Nós não endossamos agachamentos tipo pistol. Apesar desses exercícios parecerem muito similares eles não são necessariamente a mesma coisa. O agachamento unilateral promove significativamente menos estresse nos flexores do quadril e consequentemente menos estresse na coluna lombar que o pistol. No agachamento unilateral a perna que não está trabalhando não é exigida a ficar paralelamente ao solo e, há várias opções para posicioná-la. Isso diminui bastante o uso dos flexores do do quadril e o potencial de dor lombar.

O pistol é geralmente feito com o indivíduo de pé no chão e, em minha opinião, pode ser mais uma proeza de circo que um exercício. Já notou como as pessoas adoram mostrar como são capazes de fazer pistols? Devo admitir, ser capaz de fazer pistols é um truque de festa legal mas, na minha mente não é um bom treino.

Aqui vai uma diferença fundamental. Fazer um agachamento unilateral sem a obrigação de manter a perna livre paralela ao chão muda o exercício drasticamente.

Em cima de uma caixa talvez seja menos estressante para as costas, pois essa posição permite que a perna livre fique em qualquer ângulo, até mesmo perpendicular ao chão.

No agachamento unilateral feito no banco ou na caixa a perna livre geralmente pode ser posicionada num ângulo de 45º com o chão, enquanto no pistol ela deve necessariamente estar paralela.

Devido a posição da perna livre, o pistol pode levar a dores lombares graças a exigência nos flexores do quadril. Manter a perna livre estendida paralelamente ao chão pode causar significante estresse na coluna lombar e consequentemente, dores lombares, particularmente em atletas ou clientes com pernas longas. Além do mais, não há benefício adicional ao se manter a perna livre nessa posição.

Somando-se a isso, o agachamento unilateral é feito com o fêmur paralelo ao chão. Sem a exigência de que “quebre” essa posição. Agachar abaixo o paralelo sempre resulta no arredondamento da lombar. Apesar disso não ser particularmente perigoso quando feito com o peso corporal, pode tornar-se um problema com a adição de carga. Além disso, agachamentos abaixo do paralelo podem causar compressão na parte posterior medial do menisco. Lembre-se, durante a flexão do joelho o menisco se move para frente da articulação. Nos agachamentos abaixo do paralelo o chifre posterior do menisco pode ser comprimido na parte de trás da articulação.

Conclusão, nós adoramos agachamentos unilaterais mas não gostamos de pistols.


 
 
 

Comentários


©2019 by Centro de Treinamento entre Amigos - CTA. Proudly created with Wix.com

bottom of page