top of page

Tônus? Esse é um termo científico?

Por Michael Boyle - Escrito originalmente em 2011, editado em 2021

Traduzido por: Sidiclei Souza

O assunto de hoje é o tônus. Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Não quero ficar grande demais, só quero aumentar o tônus”?


Quando ouço isso, tenho vontade de rir histericamente. Seria o equivalente nutricional de ouvir alguém dizer: “Não gosto de maçãs, então vou simplesmente transformar esta maçã em uma laranja”.


Para começar, tônus não é uma palavra científica. É um truque de vendas. Na minha cabeça, sempre que um profissional do fitness usa essa palavra, só posso esperar que o faça como marketing, para um consumidor desinformado. Se os profissionais ou consumidores acreditam que podem apenas “tonificar” seus músculos, eles estão redondamente enganados.


Vamos direto à verdade. A maioria das pessoas nunca deveria se preocupar em ficar “grandes demais”. A realidade é que a coisa mais difícil de fazer como um personal trainer ou treinador de força e condicionamento físico é conseguir que alguém ganhe massa muscular. Ganhar força é fácil, mas massa muscular é muito mais difícil. Se reconhecermos que o medo de “ficar grande demais” é um tanto irracional e difícil para a maioria das pessoas, será muito mais fácil seguir em frente com o processo real de treinamento.


Vou adicionar um qualificador. Existem pessoas que ganham músculos facilmente. Refiro-me a eles como “respondentes”. Eles podem ser homens ou mulheres, mas, para o entusiasta médio do fitness, a ideia de ficar "grande demais" é uma loucura. Tenho atletas do sexo feminino que treinei por uma década e que não ganharam peso significativamente.


Ficar “grande demais” deve ser deixado de lado, como outras declarações tolas. Por exemplo, imagine um cliente dizendo a você:

- “Não vou me concentrar na nutrição. Estou preocupado em ficar magro demais”.

- “Não vou fazer exercícios regularmente, tenho medo de desenvolver muita consistência”.

- “Não vou fazer nenhum trabalho cardiovascular; eu realmente não quero viver além dos 50 anos”.


Todas essas afirmações são tão tolas quanto “Não quero levantar peso, pois, não quero ficar grande demais”. Precisamos parar de perpetuar essa fraude. O “grande demais” é o resultado de atletas carregados de esteroides retratados em capas de revistas. Não tem nada a ver com a vida real.


A melhor parte da piada é que a pessoa que geralmente não quer ficar muito grande é uma dona de casa ou um sedentário que nunca pegou mais do que um peso de cinco quilos. Isso leva o processo de pensamento do vazio ao absurdo.


Faça-me um favor. Comece a dizer a verdade aos seus clientes. A chave para melhorar um físico ruim é simples. Trabalho duro. Esforçar-se. Esqueça isso de “pesos leves e caminhada”. A razão pela qual parecemos um lixo é que as pessoas tentam nos convencer de que limpar o jardim é exercício.


Jardinagem é algo que você faz como hobby. As únicas pessoas que deveriam apenas caminhar e levantar pesos leves são aquelas que não podem fazer mais nada. Sim, algo é melhor do que nada. Mas algo difícil é muito superior a algo fácil. Eu li uma ótima citação ontem em um livro chamado Raising a Team Player:

“Quando tudo estiver dito e feito, muito mais foi dito do que feito”.

 
 
 

Comments


©2019 by Centro de Treinamento entre Amigos - CTA. Proudly created with Wix.com

bottom of page