top of page

Teste de sentar-levantar (TSL)

Por Dr. Claudio Gil Soares de Araújo



“A instrução dada pelo avaliador ao avaliado é muito simples e objetiva: “Procure sentar e levantar, sem se desequilibrar, e utilizando o menor número de apoios que você consiga”.

A velocidade de execução não é especificamente medida, mas recomenda-se que o indivíduo realize os dois atos com velocidade e forma naturais.

A medida do TSL consiste simplesmente em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, as mãos sobre os joelhos ou pernas) o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão.

A nota máxima é 5 para cada um dos dois atos.

Perde-se ainda meio ponto para qualquer desequilíbrio perceptível.

Se o indivíduo não consegue sentar ou levantar do chão sem auxílio de outra pessoa ou de uma parede, ou ainda necessita de mais de quatro apoios, isto é, precisar ajoelhar, apoiar as duas mãos no solo e ainda apoiar a mão sobre um dos joelhos para levantar, a nota é mínima, isto é, zero. Ainda que seja um procedimento extremamente simples, recomendamos que o TSL somente seja aplicado por profissionais de saúde (médicos, profissionais de Educação Física, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.), não sendo estimulada a auto execução generalizada.


Ressaltamos que a realização do TSL poderá estar contraindicada em determinados indivíduos idosos, especialmente quando sedentários, ou portadores de alguma condição clínica que demande maior cuidado, tais como pacientes submetidos recentemente a grandes cirurgias, gestantes avançadas, portadores de próteses ou lesões do sistema locomotor em membros inferiores, pacientes com problemas de equilíbrio (ex.: labirintite, etc.) e outros casos semelhantes”.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page