top of page

Restauração Postural: Implicações Para o Treino de Força e Condicionamento

Por Anthony Donskovsc, Agosto de 2013

Original disponível em:


Um sistema em “neutro” é desejável para atividade física. Isto permite uma eficiente, alternada e recíproca função ao se realizar atividades diárias ou esportivas. Em outras palavras, grande quilometragem de combustível com menos desgaste no longo prazo. Levando a analogia com os carros um pouco mais à frente, o que aconteceria se nós não tivéssemos neutralidade, se nós dirigíssemos quilômetros e quilômetros com as rodas desalinhadas? Teríamos grandes chances de terminar rodando na pista cedo ou tarde. Bem, nosso corpo não foi desenhado para a “neutralidade”. Como seres humanos, nosso tórax, bem como nossos órgãos vitais, apresenta diferenças entre os lados direito e esquerdo. Isso afeta nosso “alinhamento” e talvez faça com que usemos nosso combustível (oxigênio) ineficientemente. Observemos estas diferenças.


Direita vs Esquerda:

- O pulmão direito possui 3 lobos, o esquerdo 2.

- O fígado fica do lado direito.

- Um tendão central maior que puxa o hemidiafragma direito vs. esquerdo.

- O hemidiafragma direito fica mais elevado.

- A crura diafragmática direita se insere distalmente na porção anterior da primeira à terceira vértebras lombares (L1 a L3) . A crura diafragmática esquerda se insere distalmente na primeira e segunda vértebras lombares (L1 e L2).E, isso afeta a alavancagem.

📷

Tórax


O que tudo isso significa?

Essas diferenças anatômicas entre os lados direito e esquerdo, que todos os seres humanos possuem, podem nos levar a padrões falhos que afetam nossa respiração e movimentos. Veja alguns exemplos.


- Postura: Nosso diafragma é maior e tem mais alavancagem no lado direito de nosso corpo, juntamente com o fato de termos um fígado no lado direito e não o esquerdo. Isso pode direcionar o corpo para um padrão de postura à direita e afetar a orientação da coluna vertebral, também para a direita. Visando compensar essa tendência durante a marcha, nós direcionamos nosso tórax para a esquerda causando mais problemas posturais, como por exemplo um alargamento das costelas esquerdas. Isso afeta diretamente a respiração, já que o hemidiafragma esquerdo agora trabalha como um rotador do tronco, em vez de um músculo respiratório. Além disso, podem ocorrer problemas na pelve, devido à dominância da postura direita.


- O Diafragma: Outras complicações podem ocorrer quando o diafragma assume o papel de um músculo postural em vez de respiratório. Ele trabalha em uma relação recíproca e alternada com as costelas. Se o hemidiafragma esquerdo não estiver funcionando corretamente, a respiração é diretamente afetado. A hiperventilação (também conhecida como alcalose respiratória) causa um desequilíbrio entre oxigênio e dióxido de carbono. “Se nossos corpos estão empobrecidos de dióxido de carbono por causa da respiração excessiva, seremos incapazes de utilizar o oxigênio apropriadamente. Uma respiração excessiva, portanto, nos leva a depletar o oxigênio nos tecidos”.


O que podemos fazer como preparadores físicos?

Ensinar nossos atletas a respirar! Se ano passado você me dissesse que treinadores deveriam ensinar seus atletas a respirar apropriadamente, eu provavelmente te colocaria para fora da sala às risadas. A verdade é que o Postural Restoration Institute mudou completamente minha cabeça. Seu curso teve o maior impacto em meu desenvolvimento profissional em 2012. A pedra angular de sua filosofia é:


"Restaurar a função através da respiração e movimento recíproco."


Todos os ossos pareados do corpo refletem um estado de respiração. A respiração é magnífica. Recentemente, nosso Programa de Desenvolvimento Atlético tem focado em alguns exercícios respiratórios e de reposicionamento feitos previamente à execução dos treinos de resistência. Isso leva de 3 a 5 minutos para ser realizado. O PRI utiliza bexigas nessa tarefa. Esses exercícios objetivam posicionar o diafragma para a respiração ao combater padrões defeituosos, atacando diretamente esses grupos musculares inibidos e/ou facilitados. Em outras palavras, construir eficiência e alinhamento antes do trabalho com cargas. Nosso objetivo é triplo:


1. Reposicionar (Respiração).

2. Retreinar (Preparação do Movimento).

3. Trabalhar (Cargas Pesadas).

📷

90/90 Hip Lift with balloon

Fonte: Postural Restoration Institute®, www.posturalrestoration.com


📷

All Four Right AIC Pelvic Floor Respiratory Crawl

Exercício adaptado do Postural Restoration Institute®


Certamente não estou sugerindo que os treinadores de força diminuam as luzes, coloquem uma música lenta e gastem 60 minutos respirando, enquanto falam sobre os problemas do mundo. Mas, mas acho que a respiração é importante o suficiente para receber nossa atenção em cada sessão. Não é necessário mais que 3 a 5 minutos, acho que a recompensa é enorme. Se nosso diafragma estiver trabalhando com a metade de sua capacidade, não estaremos utilizando nosso combustível o mais eficientemente possível. Estaremos viajando com nossas “rodas” fora de alinhamento. Seria apenas uma questão de tempo para pararmos na beira da estrada com nossos alertas ligados. O único problema é que temos apena um carro… sem possibilidade de troca ou recompra. Então, vamos garantir que ele funcione como uma máquina bem cuidada.


Referências:

1. www.posturalrestoration.com

2. www.buteyko.com

3. The Value of Blowing Up a Balloon: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2971640/

4. PRI 2013 Advanced Integration Notes

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page