top of page

Resistência Mental

Por Brendon Rearick

Autor de Regras de Coaching: Um Manual de Instruções Para Uma Carreira de Sucesso no Treino de Força e Condicionamento.



Está bem documentado que aqueles que passam pelo treinamento dos Navy Seals não são os maiores, os mais condicionados, os mais fortes ou os mais aptos. O SEAL que consegue passar nos testes é aquele que já trabalhou esse desafio em sua mente.





Muito do que a mídia nos mostra, e nossa educação nos ensinou, pinta um quadro onde a resistência mental é sinônimo de força física, condicionamento e trabalho árduo. É comum ver treinadores tentando cultivar “resistência mental” com desafios físicos. Quando implementados com responsabilidade, esses desafios podem ser divertidos e inspiradores de vez em quando. Porém, mais frequentemente do que imaginamos, os vemos sendo usados ​​como punição, às vezes levando a vômitos, rabdomiólise, ferimentos graves e até à morte. É quando vamos longe demais e perdemos de vista o que realmente é a resistência mental e como ela é cultivada.


Eu acredito que a resistência mental é mais um estado de espírito criado por três coisas: Reformulação, Preparação e Consistência.


REFORMULAÇÃO

A reformulação nos dá o poder de manter e aumentar a resistência mental ao longo do tempo. E o que seria a reformulação?


  • Eu apareci no aeroporto para um voo que partiu há 24 horas. Remarcar o mesmo voo hoje me custou US $1.200. Bom! Uma lição de $1.200. Vou prestar mais atenção na próxima vez que reservar um voo e irei inseri-lo no meu calendário imediatamente (História real).

  • Quebrei minha perna fazendo snowboard. Bom! Posso usar o tempo que estou curando para me reconectar com outras coisas em minha vida, me concentrar no aprendizado e treinar meus pontos fracos para voltar mais forte do que antes.

  • Não consegui aquele emprego que REALMENTE queria. Bom! Vou aprender com essa experiência, aprimorar minhas habilidades e estar mais preparado para a próxima oportunidade.

  • Falhei no meu último exame. Bom! Agora posso voltar e ver onde errei e como posso estudar melhor. Este também é um bom momento para conversar com meu professor sobre as dificuldades que estou tendo e como posso me preparar melhor.


A reformulação é fácil? De jeito nenhum. Eu faço isso com tudo que considero ruim? Eventualmente, sim. O choque inicial das coisas geralmente me deixa paralisado de emoção. Reformular é uma habilidade. É algo que fica mais fácil com a prática. Agora sou capaz de fazer isso em minutos, horas ou dias, ao contrário de semanas, meses ou anos.


2. PREPARAÇÃO

A preparação nos dá uma chance maior de sucesso quando atuamos sob pressão. E não poderíamos dizer que resistência mental é a capacidade de ter um bom desempenho sob pressão? Ou mesmo atuar sob pressão? Quando estamos adequadamente preparados, permitimos que a maior parte de nossa energia e foco seja em superar os estressores mentais da situação ou ambiente. A preparação é uma ótima maneira de tirar o poder das "preocupações" sem sentido e colocá-lo de volta na batalha mental que está diante de você - que geralmente é a mais difícil de todas.


(Doug Kechijian, da Resilient Performance Physical Therapy, explica tudo isso com muito mais detalhes nestas duas postagens: O Mito do Treinamento de Resistência Mental Parte 1 e Parte 2)


3. CONSISTÊNCIA

A própria disciplina da consistência pode criar resistência mental. Tentar melhorar algo dia após dia, ao longo dos anos, é incrivelmente difícil. Isso não pode ser feito sem resistência mental. Por quê? Porque é muito fácil desistir quando as coisas ficam chatas e corriqueiras. Quando tudo em seu corpo diz para você parar ou dizer não, é a resistência mental que o faz dizer sim.


Quer ajudar a si mesmo e aos outros a construir resistência mental? Comece a reformular o que é "ruim" em sua vida, prepare-se para as coisas que você pode controlar e seja consistente em suas palavras e ações, mesmo quando as coisas ficarem difíceis. Tem que começar por você antes que outros o sigam.



Regras de Coaching, por Brendon Rearick


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page