top of page

Resiliência Mental É Ver o Lado Bom em Tudo

Por Kevin Carr

É muito bem documentado que aqueles que passam pelo treinamento dos Navy Seal (Força Especial da Marinha Americana) não são os maiores, mais fortes ou melhor condicionados. Aqueles que finalizam o curso são aqueles que visualizaram o sucesso em suas mentes.


Muito do que as mídias nos mostram, e que nossa educação nos ensina, pintam a resiliência mental como sinônimo de força física, condicionamento e trabalho duro. É comum assistir aos treinadores tentando cultivar a resiliência mental com desafios físicos. Se implementados com responsabilidade, esses desafios podem até ser divertidos e inspiradores às vezes. Mas é muito mais comum esses desafios serem aplicados como punições, algumas vezes resultando em vômitos, rabdomiólise, lesões graves, e mesmo em morte. Isso acontece quando vamos muito longe e perdemos o verdadeiro significado de resiliência mental e de como cultivá-la.

📷

Acredito que resiliência mental seja mais um estado psicológico criado a partir de 3 coisas: Reformulação, Preparação e Consistência.


1. Reformulação

A reformulação nos dá o poder para manter e melhorar nossa resiliência mental com o passar do tempo. Então, o que seria a reformulação?


Apareci no aeroporto para um voo que partiu 24 horas atrás. Remarcar esse voo me custou US$ 1.200,00. Bom! Uma lição de US$ 1.200,00. Vou prestar mais atenção na próxima vez que marcar um voo e adicioná-lo ao meu calendário imediatamente (isso realmente aconteceu).


Não consegui um emprego que realmente gostaria. Bom! Vou aprender com essa experiência, afiar minhas habilidades e estar melhor preparado para a próxima oportunidade.

Fui reprovado no meu último exame. Bom! Agora posso revisar o que errei e como estudar melhor. Esse também é um ótimo momento para falar com meu professor sobre minhas dificuldades e sobre como eu posso melhorar minha preparação.


Reformulação é algo fácil? Com certeza não. Eu faço isso em todas as situações que julgo ruins? Eventualmente, sim. O choque inicial das coisas geralmente me deixa paralisado de emoção. Reformulação é uma habilidade. Algo que fica mais fácil com a prática. Agora eu sou capaz de reformular uma situação em minutos, horas ou dias, antes eu levava semanas, meses ou anos.


2. Preparação

A preparação nos dá uma enorme chance de sucesso quando estamos sob pressão. E não seria certo dizermos que resiliência mental é a habilidade de sair-se bem sucedido quando sob pressão? Ou mesmo, conseguir trabalhar sob pressão? Quando estamos adequadamente preparados, conseguimos direcionar a maior parte de nossa energia e foco para superar o estresse mental causado pela situação e pelo ambiente. A preparação é uma ótima maneira de tirar o poder das preocupações “insignificantes”, e colocar esse poder na batalha mental que está a sua frente - que geralmente é mais difícil de todas.


Doug Kechijian explica tudo isso em mais detalhes em dois posts: O mito do Treinamento de Resiliência Mental Parte 1 e Parte 2.


3. Consistência

A disciplina da consistência em si pode criar resiliência mental. Tentar melhorar algo dia sim, dia não, durante anos, é incrivelmente difícil. Isso não seria possível sem resiliência mental. Por que? Pois é muito fácil desistir quando as coisas ficam chatas e comuns. Quando todo o seu corpo te pede para desistir ou te diz “não”, é a resiliência mental que te fazem dizer “sim”.


Você quer se ajudar, ou aos outros, a construir a resiliência mental? Comece Reformulando o que é “ruim” em sua vida, Prepare-se para as coisas que pode controlar, e seja Consistente em suas palavras e ações, mesmo quando as coisas ficarem difíceis. A mudança começa em você, para que os outros possam seguir.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page