Periodização Ondulatória Para Atletas
- Sidiclei Souza
- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Por Alwyn Cosgrove
Original Disponível em: https://www.strengthcoach.com/public/1429.cfm
Tradução livre: Sidiclei Souza e Bárbara Silva

Escrevi recentemente uma série de artigos sobre Periodização Ondulatória para este site: bodybuilding.com. Os artigos foram bem recebidos e até hoje permanecem entre os mais populares artigos que já escrevi.
Fui questionado muitas vezes pelos leitores para desenvolver um programa similar para atletas. Cada atleta e, de fato, cada indivíduo é diferente um do outro, mas existem algumas similaridades. A maioria quer potência explosiva e força – então, use esse programa como um ponto de partida – como um modelo que possa ser usado para ajustar seu próprio programa. Entretanto, mantenha a sequência que estabelece os levantamentos olímpicos e os exercícios pliométricos no início.
Vamos rever os detalhes da periodização ondulatória:
- Um artigo recém publicado da Universidade Estadual do Arizona demonstrou que um método de estruturação baseado em protocolos com séries, repetições e maneiras bem variadas (chamado de Periodização Ondulatória) provou ser especialmente efetivo na indução de ganhos máximos de força, quando comparado com os modelos de periodização tradicionais lineares ou alternados.
- O pensamento tradicional estabelece que o corpo se adapta ao treino após apenas 6 sessões. Na verdade – o corpo se adapta ao volume de repetições ainda mais rápido, e ao exercício selecionado um pouco mais lentamente. Então, precisamos mudar mais frequentemente o número de repetições que o tipo de exercício. Tipicamente, um treinador irá mudar o exercício antes – não os sistemas mais efetivos de treinamento.
- O Programa de Periodização Ondulatória na verdade ajusta as séries, repetições, velocidade do movimento (tempo), e o período de descanso a cada treino. E como efeito, seu corpo se desenvolve mais e com maiores ganhos de força que normalmente aconteceria usando os modelos mais tradicionais de periodização.
- Durante essa fase, treine três vezes por semana – e alterne os exercícios. Por exemplo, na primeira semana, na segunda você fará o treino A, na quarta, o treino B, e na sexta novamente o treino A. Na próxima semana você fará o contrário. Entretanto, conforme os parâmetros únicos de sobrecarga, você na verdade vai treinar cada programa três vezes antes de repetir o mesmo esquema. A parte divertida é a variação de estar fazendo tantas rotinas diferentes. A parte excitante é que você irá repetir cada treino apenas 10 vezes, podendo continuar com esse programa por um longo período e obter ganhos mais rápidos e melhores do que geralmente conseguiria.
Kommentare