top of page

O que as redes sociais não te contam sobre montar sua própria academia?

Por Mike Connelly

Postado em:


“Sinto muito por isso. Deve ser difícil, cara.”


Ouvi isso de muitas pessoas. A razão pela qual isso aconteceu, foi porque depois de seis anos eu fechei meu negócio próprio, a Rebell Strength and Conditioning, e tudo que eu pensei na hora foi como eu estava feliz com a situação.

📷


Não vou sentar aqui e te dizer que tudo saiu como eu tinha planejado e que eu estou saindo do negócio espontaneamente.


Esse não é o caso.


Mas, desde que eu fechei a academia há dois meses, minha vida mudou, e para melhor. Estou calculando uma média de doze horas a mais de sono por semana, perdi quase quinze quilos, minha saúde mental está de volta, e mais importante, eu me reconheço novamente.


Quando você tem e gerencia um negócio, é fácil se deixar levar por coisas que você nunca havia imaginado para a sua vida. Você se preocupa com as contas, clientes, marketing, contas, mídias sociais, blogs, contas, problemas, novos clientes, relações de trabalho e negócios, contas, bons empregados, como manter esses bons empregados, como manter suas receitas, e finalmente… mais contas.


É muita coisa.


Algumas vezes causa náuseas. Sentir o estresse em nível molecular (Paul Lyngso acertou em cheio essa descrição) a todo momento se torna cotidiano.


E é uma porcaria.


Mas você continua, porque está “vivendo o seu sonho”.


Um dos meus mentores uma vez descreveu o empreendedorismo assim:

“Lá está você, em cima de um touro, que é o seu negócio, atravessando a cidade. As pessoas estão te saudando e admirando sua coragem por fazer isso sem ajuda. Você é reverenciado e respeitado após a simples menção de que possui um pequeno negócio. Mas, no meio de todos esses elogios a única coisa na qual você pensa é “como eu desço desse touro?!”.

📷


Sei que esse não é o caso para todos os donos de negócios.

Existem aqueles por aí que são bem sucedidos. Eles estão tocando seus negócios e não apenas sendo pagos por fazer o que gostam. Levou um bom tempo para eu entender e admitir isso, mas eu nunca atingi esse nível de sucesso em meu negócio. Meu negócio nunca foi meu realmente.


Eu pude gozar minhas férias quando queria, mas sempre tive que incluir o custo de ter uma pessoa me cobrindo no preço dessas férias. Eu não tinha um chefe, mas a longa lista de clientes, às vezes, era muito pior que ter um chefe.


Tive a oportunidade de aproveitar o tempo livre que queria, mas isso sempre trouxe sacrifício ao progresso dos negócios. Quando tudo isso ficou demais, o negócio parou de evoluir, e como dizem, uma vez que o navio parta é difícil trazê-lo de volta.


Como treinadores, devemos ensinar nossos clientes a dominar os movimentos, não apenas a sobreviver a eles. Bem, por um longo tempo eu estava simplesmente sobrevivendo por ser um “dono de negócio”. E esse, meus amigos, não é o caminho para o sucesso ou felicidade.

📷


Não estou escrevendo isso para acabar com seu sonho de ter seu próprio negócio. Não mesmo, longe disso. Nem estou aqui para dar desculpas. Eu ferrei a coisa toda.


Sempre tive boa intenção, mas isso pode quebrá-lo. Eu quis compartilhar isso com vocês porque o treinador que sou quer que você siga com cuidado. Quero que você entenda isso antes de se ver naquele touro, e que saiba que a glória e a liberdade que as pessoas sempre associam a ter seu próprio negócio raramente viram realidade.


Quero compartilhar esse aviso, pois, seguir por esse sonho de possuir o próprio negócio tem virado moda em nossa área, e nunca vejo as pessoas falando como isso pode se tornar uma má ideia.

Não sou o cara mais inteligente na área, mas também não sou o mais idiota. Sou intuitivo e tenho um lado bem criativo. Sou forte e estou disposto a lutar até a morte antes de desistir de algo. Sou um Marine.


Uma vez eu fiz 177 TGU em uma hora, com um kettlebell de 24 kg, para um evento beneficente e então saí para beber whiskey e dançar a noite toda em um casamento. Eu faço acontecer - quando eu quero - e essa é a parte sobre ser um empreendedor que me seduziu.

📷


A contabilidade, o marketing, as entrevistas, o bla bla bla dos negócios é o que eu nunca gostei, essas coisas deixaram de ser divertidas, então, eu parei de dar atenção e isso teve seu custo.


É assim que você perde $ 4.000,00 em receitas no mês, essa é a questão ao se perder negócios, sempre sai muito mais do que entra.


Não foi um problema com clientes. Em seis anos eu posso contar nos dedos os problemas que tive.


É que as pessoas se mudam, perdem empregos, começam novos relacionamentos, e isso não está sob seu controle.


Não existe tanto sucesso que te proteja desse ou daquele problema e você não pode desistir, nunca.


Bom, eu desisti.


Sei o que eu deveria ter feito, eu apenas não quero mais fazer. Isso não me fazia mais feliz como costumava. Eu sei que você supostamente deve contratar alguém e delegar as funções das quais não gosta, e isso me leva a minha próxima deficiência: Eu gasto muito dinheiro.

Quero dizer, sou bom em gastar sem pensar. Sou realmente péssimo nas escolhas financeiras.


Se você não quer que seu negócio te domine, é bom ter um ótimo plano para cada centavo que entra. Parece que todo negócio de sucesso tem um contador. Isso não é coincidência.


Então, lá estava eu jogando dinheiro fora com coisas que não seriam boas para os negócios nem daqui a meses, muito menos daqui a um ano.


Eu pagava altos salários, cobrava pouco pelo que oferecia, não era paciente nas compras, e mergulhei em parcelas que me colocaram numa situação financeira ruim.


Nunca me dei uma chance, mas nunca enxerguei isso por achar que se eu tratasse as pessoas melhor do que elas estavam esperando, então elas se sentiriam motivadas a produzir. Achei que se eu fosse agressivo nas aquisições conseguiria lidar com as parcelas.


Não estou dizendo que funcionários não mereçam ser bem pagos e que as parcelas são ruins. Digo apenas que você tem que ter um plano para tudo, e isso faz mais sentido para alguém que saiba lidar com números.


Tenha um contador!


No fim, isso vai fazer você chegar ou não ao sucesso nos negócios, não importa quão bom seja o seu produto.


Existem muitas academias ruins por aí que fazem muito dinheiro, porque tem seus números sob controle. Também existem muitos, mas muitos, treinadores incríveis que fracassam nos negócios por não serem tão bons com esses números.


Aprendi com os vários erros que cometi ao longo dos anos. Sei que vou continuar aprendendo enquanto lido e digiro tudo isso. Por isso eu sou grato.


Toda vez que aprendemos com os erros, é porque valeu a pena.


A única coisa que me envergonha é que deixei que minha identidade e meu caráter fossem definidos por um título que atribuí a mim mesmo, mas que nunca vivi de acordo (dono do próprio negócio).


Isso me mata um pouco cada vez que penso a respeito.


Deixei isso me estressar e mudar quem eu era. Estressou todas as minha relações e, provavelmente, inclusive com minha família. Minha esperança é que talvez um ou dois treinadores donos do próprio negócio que esteja se sentindo sozinhos e completamente perdidos leiam isso, e essas palavras consigam fazê-los respirar e entender que eles não são pessoas ou treinadores ruins somente por estarem passando por tempos difíceis em seus negócios.


É fácil sentir que falhou quando se está nessa posição, mas a realidade é que você tem coragem de arriscar e isso é ótimo.


Se você é o tipo de pessoa que não consegue voltar atrás e trabalhar para alguém, então espero que esse texto o faça pedir ajuda para levar seu navio para a direção certa. Mas, se você é como eu e pode ser perfeitamente feliz e tem muito com o que contribuir em outro espaço, espero ter te dado a coragem para fazer a coisa certa por você mesmo e pelas pessoas que você ama.


Sobre o autor.

Mike Connelly foi proprietário da Rebell Strength and Conditioning por seis anos, atualmente é Diretor de Condicionamento da Fitness Formula Clubs em Oak Park, e sócio-proprietário da Strength Faction. Também trabalha como consultor no Chicago Blackhawks nos treinos fora de temporada há três anos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page