O Dentista e o Vendedor de Sorvetes: Mais Pensamentos Sobre os Treinos de Temporada
- Sidiclei Souza
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
Por Michael Boyle
Original Disponível em:

Quase sempre os PodCasts da StrengthCoach.com produzem uma ideia para um artigo. Anthony Renna geralmente me manda um e-mail após a gravação e diz “isso daria um bom artigo”.
Isso aconteceu há alguns meses durante uma conversa sobre os treinos durante a temporada competitiva.
Eu comentei que os treinos durante a temporada são como idas ao dentista.
A pessoa vai porque:
1. Tem que ir;
2. Sabe que é bom para ela;
3. Sabe que isso previne problemas futuros.
Não tenho certeza se todos gostam dos treinos durante a temporada, alguns atletas simplesmente lidam melhor com eles do que os outros. Como treinadores, vender treinos na temporada é uma arte.
Todos os dias você tem que olhar para os atletas e perguntar a si mesmo o que você acha que pode obter com o treino. Mesmo os atletas que normalmente adoram treinar, vêm se arrastando para a academia depois do treino técnico e te perguntam o que precisam fazer.
O que eles estão realmente querendo dizer é “qual o mínimo necessário que preciso fazer hoje?”.
Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de respondê-lo:
Como foi o treino técnico?
Nós vencemos ou perdemos o último jogo?
Estamos em que fase do campeonato?
Como o dentista, todas essas questões vão ajudá-lo a preparar seu próximo passo.

Os treinos fora de temporada são como ir comprar sorvete e nós temos que ser os vendedores de sorvetes. Fora de temporada, todos estão loucos para começar. Os atletas estão focados em seus objetivos e entusiasmados para treinar. Fora de temporada devemos nos preocupar com os excessos dos atletas. Que luxo.
A realidade é que nós temos que ser capazes de alternar entre o Dentista e o Vendedor de Sorvetes ao longo da temporada, e devemos estar preparados para os dois cenários.
Ser o dentista é uma longa batalha que precisa ser travada todos os dias. Ser o vendedor de sorvetes é o trabalho que sempre sonhamos.
O trabalho do dentista é a dura realidade da profissão. O do sorveteiro é a parte divertida.
Infelizmente, no mundo do esporte profissional, nosso papel talvez seja ser dentista o tempo inteiro. No nível profissional as temporadas estão ficando cada vez mais longas. De repente, o período entre as temporadas ficaram muito curtos e parecem mais com um trabalho do que com algo que os jogadores gostam de fazer.
E ainda pior, um outro cara, que dá treinos em casa, assume o trabalho de vendedor de sorvetes fora da temporada.
Nós vamos para a academia achando que somos o vendedor de sorvetes fora da temporada, que somos o cara que todos querem ver. Então, alguém já assumiu o trabalho.
E ainda por cima, você tem que se preocupar com quem está provendo os sorvetes fora de temporada e se iremos gostar do sabor.
No mundo das categorias de base, você deve ser capaz de alternar entre o vendedor de sorvetes (pré-temporada), e o dentista (temporada) e de volta para o vendedor de sorvetes.
Nos dois casos (profissionais e atletas de base) os hábitos que você criar e o trabalho que fizer na temporada vão determinar o quão divertidos serão os treinos fora de temporada para todas as partes.
Comments