Morte da Primeira Geração dos Treinadores de Força
- Sidiclei Souza
- 23 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Por Michael Boyle
Publicado em 08/12/2018 – https://www.strengthcoach.com/public/Death-of-the-First-Generation-Strength-Coach.cfm
Estamos vendo o futuro e em alguns casos ele não é bonito. De um lado vemos que estão sendo pagos os maiores salários no campo do treinamento, de outro, vemos a mesma tendência de outras áreas da indústria, empregados mais velhos sendo substituídos pelos mais jovens.
Infelizmente, muitos dos treinadores não se planejaram para a inatividade e para o inevitável, e o inevitável é que você não consegue se aposentar de acordo com sua própria vontade.
Muitos de nós começamos na carreira com trinta anos ou mais e nunca pensamos no final do jogo. Aposentadoria? Poderíamos nos manter em atividade para sempre, morrendo de botas calçadas como no velho oeste?
Tristemente, isso não acontece. De repente os treinadores se veem com cinquenta anos sem pensão, e sem dinheiro suficiente guardado e sem trabalho.
Meu conselho? Comece a se programar agora. Como em muitas profissões, você vai envelhecer mesmo que não tenha se planejado para isso.
Estava falando sobre isso com outro treinador veterano, Bob Alejo, e ele fez uma ótima observação:
“Você já participou de alguma festa comemorando a aposentadoria de um treinador?”.
Agora, pense no outro lado. Você já viu algum treinador cinquentão indo embora, sendo realocado, etc.?
Veja esse conselho do Bob – Previdência privada
“Meu primeiro grande trabalho foi na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em agosto de 1984. E eu recebia uma quantia que eu julgava ser igual a um milhão de dólares (recebia $ 11.500,00 – tempo integral), e nunca coloquei um tostão na previdência… nem um centavo. Dizia a mim mesmo, porque não gastar tudo o que recebo? Vinte e sete anos de idade e não sabia nada sobre investimentos. Grande erro. Ao mesmo tempo não existia nenhum tutorial sobre o assunto. Se eu soubesse que não era preciso investir tanto dinheiro para conseguir rendimentos futuros, mas esse assunto não fazia sentido para mim. A partir daí aprendi minha lição, mas assim como muitos de vocês irão, eu aprendi muito tarde.
Certamente não estou dando uma aula de finanças, mas investir em previdência é garantir um rendimento futuro por juros compostos (leia sobre o assunto). Em muitas instituições você consegue realizar depósitos automáticos, que podem ser uma maneira eficiente de comprometer uma quantia e garantir a economia mensal desse dinheiro.
Tristemente, você nunca escapará do inevitável fato de que em algum momento não irá mais trabalhar, mas ainda precisará de dinheiro. Entenda isso, abrace a verdade. Uma previdência pode tornar isso mais fácil, a menos que você vá para o campo viver da terra com sua família. Existem muitas histórias e exemplos matemáticos de pessoas que economizavam/investiam pequenas quantias mensais e tornaram-se economicamente independentes. Se você começar jovem e fizer do jeito certo, essa será sua história”.
Todo jovem treinador deve aprender sobre finanças, compre alguns livros e comece!
Tudo isso me lembra a cena do filme “White Christmas” (se você se lembra desse filme, provavelmente já está aposentado, desempregado ou correndo risco de ser demitido).
“O que você faz com um General, quando ele deixa de ser um General?”.
“O que você faz com um treinador quando ele deixa de ser um treinador”.
Apenas alguns conselhos. Pense sobre seu “fim de jogo”. Pense sobre o que você vai fazer tanto pessoalmente, quanto financeiramente quanto com um treinador de trinta e poucos anos ou seu empregador decidir que você perdeu sua “bola rápida”.
Sei que isso pode soar alarmista ou como fatalidade, mas faça-me um favor e comece a pensar nesse assunto.

Comments