top of page

Meu Filho É Talentoso, E Agora? 

Por Michael Boyle 

Tradução livre: Sidiclei Souza



Pode ser seu filho, pode ser sua filha. Realmente não importa. 


Em todo caso, você percebe que tem um filho com capacidade acima da média. 


Os treinadores começam a te dizer que seu filho tem potencial. As pessoas começam a falar sobre a participação em peneiras e sobre dedicação total a um esporte específico. 


A grande questão é: o que você faz agora. Como você os ajuda a continuar se desenvolvendo? 


Sei que todos gostam de atenção, mas lembre-se, eles são treinadores de esportes juvenis, a maioria com seus próprios interesses. Não se deixe influenciar muito por isso. 


O segredo é manter o foco no desenvolvimento deles, não nas bolsas de estudo. Você tem uma coisa boa acontecendo, não deixe um bando de especialistas “de poltrona” lhe dizer como lidar com isso. 


Além disso, não lide com as coisas da mesma forma que você faz no trabalho. Eles não são mini-adultos, são crianças. O que fez você ter sucesso no trabalho não necessariamente vai funcionar para seus filhos. Pense em um “cozimento lento” em vez de uma abordagem imediatista. 


Entendo que todos gostariam que seus filhos ganhassem uma bolsa de estudos para a universidade. Entretanto, gosto de dizer que esse desenvolvimento é como no cultivo. Leva tempo, e você não pode acelerar esse processo. Não existe produção agrícola rápida. 

Aqui estão duas coisas para se pensar: 

1 - Exposição é uma palavra usada para fazer você investir dinheiro para participar de torneios muitas vezes questionáveis.

2 - Potencial é apenas potencial, Uma palavra usada para descrever o que alguém pode fazer no futuro. 


O segredo é abordar as coisas com lógica. Se seu filho tem menos de 14 anos, não se apresse. Mantenha as atividades divertidas e não dê ouvidos a esses “especialistas” autodeclarados. A maioria deles . A maioria desses que dirigem programas para jovens não tem a mínima ideia do que estão falando. Esses especialistas podem variar de pais oportunistas que procuram bons jogadores para aumentar as chances de seus próprios filhos, a empreendedores que buscam ganhar dinheiro com o treinamento das crianças. 


Em todo caso, gaste seu tempo e dinheiro com sabedoria. Depois dos 14 anos, a melhor forma de melhorar é começando a seguir o que eu gosto de chamar de “o modelo de treinos do atleta profissional”. 


No modelo de treinos do atleta profissional, duas coisas se destacam:

1 - Sempre há um período fora de temporada. Esse período é dominado pelo treino para melhorar as capacidades físicas (em no treino de força e de condicionamento). 

2 - Sempre há o programa de treinos para a temporada esportiva, voltado para manter ou melhorar o que foi conseguido durante o programa fora de temporada. 


Em outras palavras, os profissionais não jogam o ano inteiro, mas treinam o ano todo. 


Um ponto a se observar. Conforme as crianças envelhecem, as habilidades tornam-se mais difíceis de aprimorar. Entretanto, as capacidades físicas (massa, força, velocidade) continuam tendo uma enorme janela de melhoramento. As crianças que não iniciam um programa de treinamento, mesmo que sejam mais habilidosas, correm o risco de ficar para trás dos seus pares que trabalham mais arduamente.


Vemos isso o tempo todo, uma criança (geralmente identificada precocemente como talentosa), participa de uma programação intensa de jogos todo final de semana, enquanto outra treina duro e joga muito pouco. 


Os “especialistas” dizem aos pais que a criança que não joga sempre terá menos possibilidades que seus colegas. No entanto,  à medida que a temporada real se aproxima, o garoto que treinou duro e trabalhou para melhorar, supera o “garoto dos torneios”. O “garoto dos torneios” passa o tempo viajando, o que equivale a alguns minutos de tempo de jogo, enquanto o “garoto do treinamento” fica perto de casa e melhora fisicamente. 


Confie em mim, depois de mais de 40 anos, vi isso acontecer repetidas vezes. O "talentoso" foi esquecido e as pessoas estão falando sobre o garoto que estava fazendo o trabalho necessário. 


A principal coisa a se entender é que o sucesso no longo prazo é baseado na combinação de talento, trabalho duro e paixão. Se você tem um filho talentoso, comece a adicionar alguns hábitos de trabalho necessários para o sucesso a longo prazo e lembre-se, não mate a paixão.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page