top of page

Complexes, Combos e Exercícios Combinados

Por Michael Boyle




Sinto-me como se já tivesse escrito este artigo, mas procurei em meu computador e não encontrei. Se já publiquei, desculpe-me. Sei que estou perdendo a memória aos poucos, com o tempo.


Na última semana na MBSC fizemos tanto bar complexes, quanto treinos combinados. Sei que isso é confuso, então estou escrevendo este artigo na esperança de ajudá-lo a desfazer a confusão.


As pessoas ouvem as palavras treino combinado e imediatamente pensam “isso não é complexo", quando na verdade é muito simples.


Desculpe, estamos falando de treinos combinados, não treinos complexos. Ainda está confuso? Se sim, tentarei explicar.


Treino Combinado - é basicamente um método de treino que utiliza um exercício de força com um exercício de potência formando um par, pense em em fazer uma série de split squats, seguido de uma série de split squat jumps.


“A combinação de um treino pliométrico com treino de força foi pensada para ajudar no desenvolvimento da potência atlética. Mais especificamente, treinos combinados alternam exercícios biomecanicamente similares de força e pliométricos, série a série no mesmo treino” (1).


Agora explicaremos os Complexes.


Complexes - são séries de exercícios feitos com a barra ou dumbbells nas quais cada exercício é feito em uma série, seguido de um exercício diferente. Os exercícios são realizados em sucessão, sem descanso, e geralmente sem soltar a barra.


Um exemplo com o hang clean e o front squat, seria realizar cinco repetições de cada movimento, um após o outro. Os complexes foram popularizados nos anos 80 pelo preparador físico Istvan Javorek e reapareceu com o recente interesse no que eles chamam de treino metabólico.


Então, em 500 palavras ou menos, o treinamento pode ser um processo complexo envolvendo o treino combinado e os complexes.


Para deixar isso simples, treino combinado é um método de treino para o desenvolvimento de potência. Os complexes são para a resistência ou para uma orientação de emagrecimento. Espero ter conseguido deixar esse tópico tão confuso um pouco mais claro.

_________________________________

[1] Ebben, Complex Training a Brief Review Journal of Sports Science and Medicine (2002) 1, 42-46

 
 
 

Commentaires


©2019 by Centro de Treinamento entre Amigos - CTA. Proudly created with Wix.com

bottom of page