top of page

A Força da Sua Preensão Manual é Mais Importante que Sua Pressão Sanguínea?

Atualizado: 7 de set. de 2022

Por Kevin Carr

Disponível em https://movement-as-medicine.com/is-your-grip-strength-more-important-than-your-blood-pressure/


“Pessoas fortes são mais difíceis de serem mortas e em geral, mais úteis”

- Mark Rippetoe


Numerosos Estudos vêm sendo apresentados demonstrando que a força na pegada é um preditor confiável de saúde e bem-estar geral. Isso não é surpresa para aqueles que a muito tempo vêm defendendo o treino de força, mas significa um grande passo na direção certa para a comunidade médica tradicional.


Os Estudos têm associado a Força na Preensão Manual com:

- Redução do Risco à Doenças Cardiovasculares: A Força na Preensão Manual é um Significante Preditor do Risco de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Diabetes Tipo 2 .¹


- Redução nas Complicações Pós Cirurgia: A Força de Preensão Manual é um preditor de resultado simples e eficaz no câncer de esôfago após esofagectomia com reconstrução: um estudo prospectivo .²


- Redução na Duração do Período de Hospitalização: A Força de Preensão Manual está associada à duração do período de internação de pacientes mais velhos em reabilitação? Resultados do estudo de força de aderência de Southampton.³


- Causas Gerais de Mortalidade: Força de Preensão Manual previne a mortalidade por causas específicas em pessoas de meia idade e mais velhas.4

Considere essas estatísticas impressionantes do The Pure Study realizado com mais de 150.000 indivíduos em 17 países. 5


“O Estudo demonstrou que cada 11 libras a menos na Força de Preensão Manual estava relacionado a elevação em 16% do risco de morte por causas gerais, elevação em 17% do risco de morte por alguma doença cardíaca, elevação 9% do risco de AVC em e elevação em 7% do risco de infarto”.


Esses dados são muito convincentes. O que é ainda mais chocante é que o Estudo concluiu que:

“A Força de Preensão Manual está mais relacionada à prevenção da mortalidade por causas gerais e por problemas cardiovasculares que à prevenção de mortalidade relacionada à pressão arterial”.


Uau! Vamos mudar alguns conceitos. Nos últimos 100 anos, a pressão sanguínea tem sido mais frequentemente utilizada para medir o risco das Doenças Cardiovasculares. Mas, talvez na próxima vez que você for ao médico ele deva utilizar um dinamômetro, em vez do aparelho para medir sua pressão arterial.


Agora, é importante reconhecer algo.


Não é a pegada em si que provê esses benefícios a sua saúde. A Força de Preensão é significante para sua vitalidade e robustez de modo geral. Mas acho você estaria sendo levado ao erro, caso saísse imediatamente para comprar um daqueles aparelhos de preensão manual, na tentativa de melhorar sua saúde (apesar de eu achar que eles são incríveis e acreditar que têm sua utilidade).


As pessoas que treinam levantando pesos são geralmente mais saudáveis e escolhem melhores estilos de vida que aqueles que não o fazem. E um efeito natural de se levantar pesos é o aumento da Força de Preensão Manual, especialmente com exercícios como Chin-ups, Deadlifts e Carries. Adicionalmente, sabemos que exercícios graduais e progressivos constroem pessoas mais fortes de resilientes, especialmente enquanto ficam mais velhas.


Um estudo que pesquisou os efeitos do treino de força e dos exercícios aeróbicos na expressão genética inflamatória em populações idosas demonstrou que os principais biomarcadores inflamatórios (IL-6, TLR4 e TNF-alpha) diminuíram significativamente em resposta à intervenção com exercícios.6


Então, se o treino de força é uma medicação, qual a prescrição correta?

Treinamento baseado em máquinas ou rotinas de hipertrofia? A chave para desenvolver resiliência por meio do treino com pesos é usar levantamentos que sejam progressivamente desafiadores e escolher exercícios que exijam que você estabilize seu tronco contra uma carga.


Goblet Squats, Deadlifts, Split Squats, Push-ups, Rows e Carries são um ótimo começo.


📷


Se você for um iniciante contrate um treinador preparado ou procure um treino on-line de um profissional qualificado. Você não tomaria um remédio sem a devida orientação médica, tomaria?


Na MBSC nós oferecemos treinamentos em grupo ou personalizado, assim como programas on-line para os clientes que não conseguem treinar pessoalmente.

Treino de Força é simples, mas não é fácil, e vitalidade física é construída com o velho trabalho duro e levantamento de peso. A próxima vez que você for à academia, pegue algo pesado para levantar, carregar e agachar, talvez você prolongue sua vida.


E-Bibliografia

1). Rein, Philipp, et al. “Hand Grip Strength Significantly Predicts Cardiovascular Event Risk in Patients With Type 2 Diabetes.” Circulation 132.Suppl 3 (2015): A14063-A14063.


2). Chen C-H, Ho-Chang, Huang Y-Z, Hung T-T. Hand-grip strength is a simple and effective outcome predictor in esophageal cancer following esophagectomy with reconstruction: a prospective study. Journal of Cardiothoracic Surgery. 2011;6:98. doi:10.1186/1749-8090-6-98.


3). Kerr, A., et al. “Does admission grip strength predict length of stay in hospitalised older patients?.” Age and ageing 35.1 (2006): 82-84.


4). Sasaki, Hideo, et al. “Grip strength predicts cause-specific mortality in middle-aged and elderly persons.” The American journal of medicine 120.4 (2007): 337-342.


5). Leong DP, Teo KT, Rangarajan S, et al. Prognostic value of grip strength: Findings from the Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE) study.Lancet 2015; DOI:10.1016/S0140-6736(14)62000-6.


6). Lambert, Charles P., et al. “Exercise but not diet-induced weight loss decreases skeletal muscle inflammatory gene expression in frail obese elderly persons.” Journal of Applied Physiology 105.2 (2008): 473-478.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page