top of page

A Decisão Mais Importante que Você Tomará Hoje



Por Martin Rooney


Existem pessoas melhores, mais rápida e mais entusiasmantes que você em coisas nas quais você está perdendo tempo, ou não gosta de fazer!


Depois de algumas décadas construindo negócios e treinando pessoas, descobri que a coisa mais difícil não é trabalhar duro. Meu maior desafio foi liberar meu tempo para fazer o trabalho duro que mais importa.


Falando em trabalho duro, em algumas semanas vou lançar o que eu considero o meu melhor livro, Coach to Coach. É uma parábola de fácil leitura sobre coaching, que irá mudar o modo como as pessoas interagem entre si. Pois ele vai criar uma mentalidade de coaching de sucesso que muitos coaches nunca atingiram, ele também vai melhorar as vidas das pessoas que o lerem, bem como das pessoas que as cercam.


Quanto mais eu falo para as pessoas sobre o Coach to Coach, mais perguntas recebo sobre o livro. Uma que recebi recentemente foi, “Qual a decisão mais importante que o levou a escrever o livro?”.


Foi decidir sobre que Faculdade frequentar?

Foi decidir com quem casar?

Foi decidir que carreira escolher?

Foi decidir desistir da minha carreira original, como fisioterapeuta, e ajudar as pessoas ao redor do mundo com o Training For Warriors?


Não, não foi nenhuma dessas.


Apesar de todas elas serem grandes decisões, que de alguma maneira contribuíram para meu novo livro, talvez a decisão mais importante que me levou a escrever o livro foi decidir NÃO cortar minha grama!


Confuso sobre como uma coisa tão pequena pode me levar a um desenvolvimento tão grande? Deixe-me explicar.


Regra Rooney: Para ter o que você quer, talvez tenha que mudar suas relações atuais com o valor do dinheiro e com seu tempo. E talvez isso envolva uma das coisas mais difíceis de se fazer: Delegar.


Minha história com a delegação que tornou possível o livro Coach to Coach começou há 15 anos. Naquele tempo, quando eu chegava em casa depois de um longo dia de trabalho na academia, era repentinamente lembrado por minha esposa que eu ainda tinha que cortar e remover as ervas daninhas do meu gramado que não param de crescer.


Essa lembrança semanal e o ato de cortar grama não era nada nova. A primeira vez que recebi a tarefa de cortar a grama da família foi quando eu tinha 11 anos. Então, depois de 20 anos cortando grama semanalmente, removendo ervas daninhas, o trabalho se tornou um hábito.


Em se tratando de cortar grama, fiquei muito eficiente e tenho que admitir, nunca me importei de sair e espairecer e fazer algum trabalho no jardim.


Mas, conforme eu tentava alavancar minha carreira, entendi que nunca tinha tempo suficiente nos finais de semana e no final do mês para fazer as coisas grandes que eu queria realizar. E, como uma coincidência, eu também não via sobrar dinheiro suficiente.


Então, conforme comecei a pesquisar em livros e cursos com ganhar mais dinheiro, continuava a ouvir como os melhores líderes delegam certos tipos de trabalho. Também aprendi que montar o time certo pode liberar mais tempo para que as coisas importantes sejam finalmente feitas. Memorizei palavras como “eficiência” e frases como “retorno do investimento”. Mas essas ideias somente ficaram enraizadas quando fui forçado a identificar quanto valia o meu tempo.


Mesmo que não pareça que algo em torno de 3 a 4 horas por semana que eu gastava cortando grama seja tão ruim, comecei a entender que meu tempo poderia ser melhor investido. Especialmente quando outra pessoa poderia cortar minha grama mais rápido e melhor por apenas 25 pratas por semana.


Apesar de isso não parecer muito dinheiro e seria uma preocupação a menos para mim, essas 25 pratas não foram tão fáceis de pagar para mim. Além do mais, eu cortava grama desde meus 11 anos e com dois filhos (naquela época) e tentando poupar para seus futuros, cada centavo fazia falta.


Mas eu tive que entender que existia um jeito mais valioso de usar meu tempo. Por 25 pratas pelo meu tempo, isso deveria resultar em uma melhor forma de ganhar mais de 6 pratas por hora.


Para justificar o fato de pagar outra pessoa para cortar minha grama, eu tive que encontrar modos de gastar meu tempo, de modo que o que eu fosse fazer, valesse mais de 6 pratas a hora. Portanto, Eu descobri um processo bem simples de 4 etapas: Eu tive que achar um valor para o meu tempo, achar algo mais valioso para fazer, DELEGAR o que não era importante e depois fazer essa coisa mais valiosa.


Apesar desses 4 passos e de 3 a 4 horas extras por semana não parecerem muito, isso ganha importância se usados inteligentemente. 4 horas por semana são 16 horas por mês. 16 horas por mês são 192 horas por ano. E, 192 horas por ano são 1920 horas por década.


O que você poderia fazer com quase 2000 horas para focar em um tópico? Isso são quase 50 semanas trabalhando 40 horas a cada uma para dedicar a apenas um tópico. Olhando para trás agora, este negócio de cerca de 12.000 pratas me permitiu aumentar meu valor e habilidades para que eu pudesse eventualmente escrever Coach to Coach. Essa troca de dinheiro por tempo me deu mais tempo para ler. Depois de anos de leitura, também usei essas horas para aprender a falar em público e a escrever. E depois de milhares de livros lidos e quase uma dúzia de livros escritos, Coach to Coach e as habilidades que desenvolvi valem muito mais do que o dinheiro que gastei.




Regra Rooney: Você deve ser forte o suficiente para realizar pequenas coisas hoje, se quiser levar para casa os grandes prêmios amanhã.


Portanto, onde o livro começa?


Tudo começou com meu gramado e um cortador de grama de segunda mão.


Eu fui forte o suficiente para cortar a grama, mas não para parar. Isso meu tomou muitos anos até que eu aprendesse a dizer “não” para as coisas menos importantes. Você deve ficar forte para dizer “NÃO” para as coisas que estão roubando seu valor ou te fazendo perder tempo. E talvez eventualmente você tenha que pagar por isso. Mas tudo bem, desde que você troque esse dinheiro por algo que valha ainda mais (então, liberar seu tempo não significa assistir mais televisão ou mais redes sociais). Portanto, meu desafio a você é que delegue algo começando agora. Mas depois você deve preencher esse tempo com algo muito mais valioso.


O que é algo mais valioso que você sempre tenha sonhado fazer, mas que nunca teve tempo?


No que você está perdendo seu tempo que está te impedindo de realizar seus sonhos?


Que grande projeto você poderia fazer com 4 semanas de tempo livre esse anos?


O que você não deveria estar fazendo? Veja aqui 4 jeitos rápidos para descobrir se você deveria estar delegando algo em sua vida:


1. O jeito mais fácil de saber se existe algo que você não deveria estar fazendo, é se você odeia isso.

2. Além do desdém, você não tem interesse em melhorar nisso.

3. Durante a atividade você fica pensando “porque estou fazendo isso novamente?”.

4. Você de ter outra pessoa para fazer isso, e essa substituição deve poupar tanto dinheiro quanto tempo.


Se alguma das premissas acima for verdade, é hora de entender o seu valor, montar um plano e DELEGAR.


Sim, eu cortei grama por 20 anos e fiquei com nisso. Sim, isso meu deu a chance “espairecer”, mas diferentemente da grama que estava cortando, eu nunca crescia. Quando penso em todas as horas que gastei na minha vida cortando grama, gostaria de tê-las de volta.


Eu poderia ter lido.


Eu poderia ter escrito.


Eu poderia ter aprendido outra língua.


Não interessa o que, eu poderia ter usados aquelas horas para me tornar mais valioso.


Depois que eu finalmente paguei alguém para cortar minha grama, encontrei um tempo valioso o qual eu nunca achei que tivesse. E essas horas que foram liberadas, valiam muito mais que as 25 pratas que estava pagando. E o que essa década e meia de tempo livre tem valido para mim desde que eu comecei a usá-la de moto inteligente? Muito mais que 6 pratas por hora e tanto meu novo editor quanto eu podemos garantir isso a você. E quando você ler Coach to Coach, aposto que vai acreditar nisso.


Delegar trabalhos pode ser difícil de se fazer. Meu conselho? Não pense nas razões pelas quais você não pode fazer isso. Em vez disso, pense nas razões pelas quais você não pode deixar de fazer isso. E não esqueça que está ajudando duas pessoas quando você delega. Delegar não só dá uma oportunidade a outra pessoa, como também dá uma oportunidade a você.


Escolha algo hoje e passe para outra pessoa. Pode ser algo simples, que vai te levar a um grande trabalho daqui a 15 anos.


Algo simples como cortar sua grama.


Seja forte,


Martin


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page