top of page

6 Perguntas Para Fazer Sobre Seu Treinador

Por Brendon Rearick


Investir seu tempo procurando um novo treinador é uma boa escolha. A maioria de nós pesquisa antes de ir a um médico, um dentista, a um quiroprata ou psicólogo, mas quando se trata de achar um lugar para treinar nós exploramos apenas as academias, e esquecemos de perguntar sobre a qualidade dos treinadores. Mas você vai passar mais tempo com seu treinador do que passaria com qualquer outro profissional da saúde acima mencionado. Considerando as questões abaixo, pedir referências a familiares e amigos vai ajudá-lo a encontrar um treinador em quem possa confiar e se comprometer.


📷


1. Ele possui certificações na área de atuação e em primeiros socorros?

Isso significaria que ele possui as competências necessárias, ou que seria sua escolha certa? Não! Mas mostraria que ele atingiu e completou os requerimentos mínimos necessários para ser considerado um profissional.


2. Ele tem uma carreira, ou um trabalho?

Quando você conversa com seu potencial treinador, fica claro que ele está comprometido com essa área de atuação? Ele possui a formação necessária? Ele passou por um processo de qualificação? Ele faz avaliações antes de montar seu programa? Pois, se ele estiver nisso apenas porque gosta de treinar, enquanto tenta encontrar outro trabalho, seria alguém com quem eu questionaria trabalhar.


3. Ele tem uma filosofia?

Seu treinador deve ser capaz de descrever o que ele faz em sua abordagem. “Meu treino engloba os trabalhos de facilitação dos tecidos e de mobilidade, um aquecimento baseado em movimentos, treino de força para o corpo todo e exercícios de potência que são progredidos apropriadamente para você e seus objetivos, e termina com treino de condicionamento. Meu trabalho é para: 1º reduzir as chances de lesão e 2º melhorar seu desempenho. E, desempenho tem significado diferente, para pessoas diferentes”. Após conhecer o que ele pensa desse processo, você vai ter um boa ideia se seu estilo de treinamento é o que você está procurando.

📷


4. Ele é ocupado?

Se eu precisar fazer uma cirurgia nas costas, eu iria querer um cirurgião que pré agendasse várias consultas pelos próximos meses e que faça ao menos umas 8 cirurgias por dia. Não um que faça uma cirurgia por semana e que só possa me ver “amanhã”. Busque o mesmo em um treinador.


5. Ele faz os exercícios que está propondo a você?

Se seu treinador nunca fez o treino que você está fazendo, não tem como ele entender o que você está sentindo, ou mensurar o grau de dificuldade. E, ele pode explicar PORQUE selecionou cada exercício e como eles vão te ajudar a chegar ao seu objetivo? Seu treinos foram programados em uma sequência progressiva e conexa ou parecem ter sido montados no último minuto? Eu não consigo confiar num treinador que não é capaz realizar os exercícios que está me pedindo para fazer. Sempre há exceções à regra, claro, mas você gostaria de aprender a saltar de paraquedas com quem nunca pulou de um avião? Provavelmente não.

📷


6. Você gosta da companhia dessa pessoa durante uma hora?

Por mais que o treinamento seja sobre escrever programas e ensinar exercícios, seu tempo é precioso. O treinador é alguém com quem você potencialmente passará de 2 a 5 horas por semana. Seu treinador é uma boa pessoa? Ele tem boas maneiras? Ele se veste como você espera que um profissional se vista? Como ele age com os colegas de trabalho? Ele é positivo? Te pergunta como você está? É pontual? Qualquer um com quem eu conviva pessoalmente, com quem eu talvez passe parte considerável do meu tempo, me leva a questionar: “eu gostaria de tomar uma cerveja com essa pessoa?”. Você não está procurando por um novo melhor amigo, mas, se gostar da pessoa fará com que você seja mais consistente nos treinos, então, ele é alguém que vale a pena pagar pela experiência.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page