top of page

5 Coisas Para Considerar ao se Realizar um Treino de Força Pesado para Desenvolver Velocidade.

Por Lee Taft


Nós sempre olhamos para as estratégias de treino como em uma bolha. Nós nem sempre consideramos o efeito, seja negativo ou positivo, que ele terá no desempenho atlético. Temos que ter a certeza que entendemos o impacto do treino de força no objetivo que estamos buscando.


1º - Recrutamento Motor

Levantar grandes cargas vai, definitivamente, gerar um grande recrutamento de unidades motoras. Isso obviamente ajuda nosso ganho de força. Afinal, quanto mais “cavalos” forem utilizados, melhor para o aumento da força.


2º - Co-contração

Quando treinamos força, precisamos de estabilidade articular. Isso é conseguido por meio da co-contração da musculatura ao redor da articulação. Conforme vamos ganhando força e nosso Sistema aprende a recrutar a musculatura de modo que a força de cisalhamento é limitada, ou mesmo eliminado na articulação, passamos a desenvolver uma estabilidade articular muito segura.


3º - Velocidade de Contração

Sem querer ser contraditório, já que o último tópico tratou de co-contração e estabilidade de uma articulação. No tópico atual diremos que para a velocidade atingir seu potencial, digamos em um salto explosivo, num tiro curto, ou em um arremesso, é preciso que ocorra uma menor co-contração, para que a musculatura agonista possa gerar grande velocidade sem limitações causadas pela musculatura antagonista. Então precisamos de uma inibição com uma excitação para gerar um movimento veloz e coordenado dos membros.


4º - Taxa de Codificação Alta

Se queremos ganhar velocidade com nosso treino de força, devemos ter grande recrutamento motor, como já mencionado, mas também precisamos de uma alta taxa de codificação para isso.

Isso ocorre quando a ativação muscular ocorre muito rápido. Esse processo será otimizado com levantamentos de estilo rápido, como Hang High Pull ou Hex-bar Jumps. Quanto mais rápida a coordenação e ativação muscular, maior o potencial de velocidade.


5º - Técnica!

Ahaa!!! Essa palavra novamente. Você pode fazer todo treino de força e potência que quiser. Você pode recrutar os músculos de maneira rápida ou lenta. Estabilizar as articulações ou inibir a ação da musculatura antagonista. Mas o fator determinante é possuir uma técnica apropriada para que você tenha os maiores ganhos advindos do treino de força. Levantamentos executados com técnica ruim, resultam em menos otimização da coordenação do movimento, o que aumenta o potencial de lesões. Então, faça direito ou vá para casa!!!!!

📷

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page